Pular para o conteúdo

5 curiosidades sobre orquídeas que pouca gente sabe

1 – As menores sementes do mundo

Possuem o mesmo tamanho de um grão de poeira, mas variam muito em diâmetro, entre 0,05 mm à 6 mm. Apesar de pequenas, a maioria das orquídeas produz grandes quantidades de sementes — milhares, na verdade.

2 – Baunilha são sementes de orquídeas

Originalmente do México e da Guatemala, eles agora são cultivados em todos os lugares; com destaque para Madagascar. As vagens são colhidas antes de estarem maduras, submersas em água quente e depois secas por vários meses. Dado o complexo processo de cultivo, a baunilha é uma das especiarias mais caras do mundo.

3 – Só não existem na Antártida

Embora cresçam principalmente nos trópicos, as orquídeas são encontradas em todo o mundo, exceto na Antártica.

4 – Não são parasitas


Como muitos pensam, orquídeas não são plantas parasitas, ou seja, elas não sugam ou prejudicam as árvores as quais são suas hospedeiras. Elas são plantas epífitas (vivem sobre outras plantas, sem retirar seus nutrientes, mas apenas as usando como suporte).

5 – O seu nome tem origem no grego e quer dizer “em forma de testículos”

O termo orquídea vem do grego “Órkhis” que significa testículo e “Eidos”, aspecto, forma. Então o termo, na verdade, significa “em forma de testículos”, que, certamente, possui relação aos dois pequenos bulbos que as plantas do gênero “Orchis” exibem.