Nossa história
A afeição por orquídeas está conosco desde o tempo dos meus avós
Que tinham as plantas para seu próprio deleite, como orquidófilos amadores. Tinham coleção de Cattleyas Labiatas pelo perfume exalado.
Depois deles meu pai foi um pouco mais adiante, com a sua predileção pela Laelias Purpuratas. Temos até hoje plantas desta época que datam de mais de 100 anos de idade. Com a aquisição da atual propriedade em 1975, meu pai pôde dar asas ao seu gosto pelas orquídeas e, naquela ocasião, montou um pequeno orquidário com bambú cortado e disposto no sentido Norte-Sul para protegê-las do sol intenso. Não haviam telas de sombreamento como hoje.
Fazendo acontecer!
A coleção foi aumentando a ponto de anos depois ser necessário montarmos uma pequena estufa, já com telas de sombreamento, arcos e plástico para abrigar as plantas dele.
Este apreço de meu pai pelas plantas despertou no meu filho também o gosto por elas, que, mais tarde, ao conhecer produtores profissionais de orquídeas, teve também o seu interesse pela produção e comércio delas desperto. Começamos aí, nos idos dos anos 90, o processo de montagem de um orquidário para a produção e venda de orquídeas em escala comercial com a participação da família.
Paixão e Sustentabilidade
Passamos por diversas dificuldades, entre as quais encontrar o substrato adequado. A segunda maior dificuldade foi com a disponibilidade de mudas. Caras e escassas, impunham uma grande restrição para o nosso crescimento. Com algum esforço contornamos este problema, e embora tenhamos ainda muito o que melhorar, temos os nossos próprios protocolos de produção definidos, o que nos dá segurança para continuar produzindo.Como consequência, concluímos este ano a montagem de mais uma estufa com 3 mil m² , o que vai nos deixar com X m² de estufas e Y m² de viveiros.
Estamos consolidados e abrindo novas linhas de negócios e serviços.
“A vida no campo é um equilíbrio entre paixão e sustentabilidade.”
Nas palavras de Luiz Alberto, o Orquidário é uma composição da dedicação de sua esposa, Sônia Regina, e dele próprio. A vida no campo é recompensadora, mas carregada de desafios, especialmente para uma um negócio que não é pequeno nem grande, mas busca um equilíbrio entre paixão e sustentabilidade.
Fazenda Ogaporã
O senhor Luiz Alberto Roubaud, compartilha uma história rica de amor pela terra e pelas orquídeas. A fazenda, cujo nome em Guarani significa “Casa bonita”, reflete harmonia e beleza em cada detalhe. Inicialmente administrada por seus pais, Eduardo e Luiza Roubaud, a fazenda cresceu sob a sua competência, um membro ativo do setor agropecuário aqui na região do Vale do Paraíba.
Após transições no foco da produção, a fazenda agora se destaca pelo cultivo de orquídeas, com um orquidário de 10 mil metros quadrados. O senhor Luiz Alberto e sua esposa Sônia Regina conduzem a fazenda com dedicação, gerenciando todos os aspectos e participando ativamente na produção. Com uma equipe de funcionários dedicados, a produção delicada de orquídeas é guiada pela paixão pelo trabalho no campo.
Em julho de 2017, Luiz Alberto concretizou finalmente seus planos de construir um laboratório para a produção das mudas, uma conquista que traz um toque nostálgico, lembrando o legado deixado por seu pai e potencializando ainda o negócio, atualmente produzindo 240 mil unidades por ano. O casal também está prestes a concluir a construção de uma nova estufa, evidenciando seu compromisso com a inovação e expansão para novos mercados.
Nossa localização
O acesso à propriedade está estrategicamente localizada no Km 97 da Rodovia Dutra, no sentido SP/RJ, a apenas 1000 metros do viaduto de acesso para a cidade de Pindamonhangaba.